central de atendimento / e-commerce

Troca e Devolução

Política de Troca e Devolução

1. Condições gerais para a solicitação

Você recebeu o seu pedido e precisa fazer a devolução por algum motivo? A equipe de atendimento do site ClubeDoRicardo.com.br está aqui para te ajudar.

Através da nossa política de Troca e Devolução, baseada no Código de Defesa do Consumidor, você será orientado(a) de como deve proceder. Antes de entendermos o que houve, é importante informar que o nosso compromisso sempre será o de proporcionar uma ótima experiência de compra e essa disposição também se estende ao nosso pós venda.

Dica do Ricardo: Antes de comprar, fique atento a alguns detalhes do item que irá adquirir, verificando se ele atende a suas necessidades. É importante observar:

  • A ficha técnica e descrição do produto;
  • Detalhes como voltagem e eficiência de energia;
  • Cor do produto (é importante saber que as imagens apresentadas são meramente ilustrativas. Leve em consideração a descrição do produto no site);
  • Dimensões do produto (confira se está adequado para atravessar portas e janelas, além do espaço onde será instalado).


Seu produto está a caminho? No ato da entrega, verifique se o produto está avariado, com a embalagem violada, ou se possui alguma divergência, caso isso seja identificado recuse a entrega e registre uma observação no verso do DANFE (documento auxiliar de nota fiscal eletrônica).

IMPORTANTE! Entre em contato imediatamente com nossa Central de Relacionamento para relatar o ocorrido durante a entrega de seu produto e informar como gostaria de ser atendido quando a transportadora retornar com o produto à nosso Centro de Distribuição.

Se arrependeu de sua compra? Conforme o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, você tem até 7 dias corridos contados do recebimento do produto para desistir de uma compra feita pela internet.

Condições para solicitação de desistência da compra:

a) Antes de devolver o produto, é necessário comunicar o ClubeDoRicardo.com.br através da Central de Relacionamento sobre o motivo de desistência da compra;
b) Solicitações após o prazo de 7 dias não serão aceitas;
c) O produto deve estar na embalagem original (interna e externa) e com todos os seus acessórios que o acompanham (ex: manual, controle remoto, fone de ouvido, cabos, etc);
d) O produto deve estar sem indícios de uso;
e) É imprescindível que o produto seja devolvido com a 1ª via da nota fiscal de venda para identificação em nosso Centro de Logística Reversa. Por favor, relate no verso o motivo da devolução.

Caso os requisitos acima estejam em desacordo, o fornecedor e a RicardoEletro.com não estarão obrigados a aceitar o cancelamento da compra. Nesse caso, o(s) produto(s) será(ão) devolvidos para o endereço de entrega, sem restituição de valores, e todo o processo de devolução será cancelado.

Seu pedido chegou avariado? O ideal é que você recuse o recebimento do produto no ato da entrega caso tenha visto a avaria. Mas se você recebeu o produto, o procedimento é bem parecido com o anterior, porém você tem 1(um) dia para sinalizar avaria do seu pedido, ou seja, você deverá comunicá-la no mesmo dia da entrega.

Preencha o formulário de Troca e Devolução no site. Nossa equipe especializada irá analisar sua solicitação e retornaremos o mais breve possível.

Seu pedido apresentou defeito? É importante saber que os produtos não sofrem quaisquer alterações em nosso Centro de Distribuição. Eles são enviados ao cliente exatamente como nos foram entregues pelo fornecedor.

O prazo para informar defeito funcional ao lojista, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, é de até 7 dias corridos, contatados a partir da data do recebimento do produto. Se você está dentro desta regra, preencha o nosso formulário de Troca e Devolução detalhando exatamente o defeito apresentado, além de outras condições do produto. É importante detalhar o máximo de informações possíveis.

Retornaremos o contato o mais breve possível.

Caso o prazo de 7 dias esteja expirado, mas ainda esteja dentro da garantia original do fabricante, será necessário entrar em contato com o fabricante.Você pode consultar aqui a lista de contatos de fabricantes.

2. Como devolver os produtos

Independente do motivo da devolução é indispensável que você tenha conhecimento do processo de logística reversa do produto:

Se você recusou a entrega do produto, sua solicitação somente será atendida após o retorno de seu produto em nosso Centro de Distribuição

Se sua mercadoria foi entregue e você precisa devolvê-la, saiba que a opção de atendimento somente será liberada após o retorno da mercadoria à nosso Centro de Logística Reversa e análise das condições do produto.

O ClubeDoRicardo.com.br tem 30 (trinta) dias corridos, a contar da data do recebimento do seu produto em nosso Centro de Distribuição, para resolver a ocorrência comunicada à Central de Atendimento.

Devolução por Correios

A maioria de nossas devoluções é feitas pelos Correios, devido às dimensões e agilidade no processo. Esse processo é gratuito e funciona da seguinte forma:

  • após solicitar a devolução de seu pedido ao nosso atendimento, enviaremos um código de autorização de postagem, que deverá ser impresso e apresentado na agência dos Correios mais próxima.
  • embale o produto em sua embalagem original;
  • devolva todos os itens/acessórios que acompanham o produto (ex: manual, controle remoto, fone de ouvido, cabos, etc);
  • relate, no verso do DANFE, o motivo da devolução e o envie juntamente com o produto. É imprescindível que ele seja enviado para que o produto seja identificado e não seja recusado pelo nosso centro de devoluções.


IMPORTANTE: A autorização não pode ser utilizada em Agência de Correios Franqueada - ACF. Você poderá consultar o endereço das Agências dos Correios da sua cidade clicando aqui. As Agências Próprias são identificadas pela sigla AC.

Ao postar o produto na Agência dos Correios, será fornecido o comprovante de postagem. Ele contém o código de rastreamento do objeto para acompanhamento da devolução da mercadoria.

Devolução por coleta no endereço de entrega

A coleta de produtos está disponível conforme as características da mercadoria, geralmente utilizada para produtos acima de 30 quilos.

A transportadora parceira realizará a retirada da mercadoria somente no endereço cadastrado pelo cliente para a entrega.

Este processo também é gratuito e funciona da seguinte forma:

  • após solicitar a devolução de seu pedido ao nosso atendimento, informaremos o prazo para coleta via e-mail;
  • embale o produto em sua embalagem original;
  • devolva todos os itens/acessórios que acompanham o produto (ex: manual, controle remoto, cabos, etc);
  • relate, no verso do DANFE, o motivo da devolução e o entregue juntamente com o produto. É imprescindível que ele seja entregue ao transportador para identificação de sua solicitação;
  • no ato da coleta, peça ao transportador o comprovante de retirada do produto. Esse documento é a garantia de que a coleta foi realizada no local. Não se incomode de pedir, caso ele se esqueça de entregar


IMPORTANTE: O tempo médio para devolução do produto ao nosso Centro de Logística Reversa será o mesmo prazo da entrega.

Assim que o nosso centro de devoluções receber a mercadoria, realizaremos a análise de suas condições, e só então liberaremos a opção de atendimento solicitada.

3. Restituição de valores

Os valores pagos serão ressarcidos juntamente com o respectivo frete, de acordo com a forma de pagamento utilizada na compra, desde que observadas as condições das mercadorias conforme descrito nesta política. No caso de devolução parcial do pedido, o frete a ser devolvido será proporcional.

Quando você fizer a devolução de algum produto, poderá ser atendido da seguinte forma:

Caso o pedido tenha sido realizado com cartão de crédito, você poderá solicitar:

  • Reenvio do produto (de acordo com a disponibilidade de estoque);
  • Estorno do valor pago, realizado no prazo de até 3 faturas do cartão de crédito (esse procedimento é de responsabilidade da administradora do cartão);
  • Vale troca.


Caso o pedido tenha sido realizado com boleto bancário:

  • Reenvio do produto (de acordo com a disponibilidade de estoque);
  • Reembolso do valor pago (realizado no prazo de 15 dias úteis na conta corrente do titular da compra);
  • Vale troca.


Caso a devolução tenha sido feita por arrependimento, a opção de reenvio não será acatada.

Meu produto chegou, porém está faltando acessórios, o que devo fazer?

Neste caso, você deve entrar em contato pelos nossos canais de atendimento e aguardar. Retornaremos com a melhor solução o mais breve possível.

Recebi um produto com defeito. O que devo fazer?

Você tem até 7 dias para pedir troca ou devolução de qualquer produto que comprar no site. Confira em nossa Política de Troca e Devolução as opções de atendimento.

Se o produto apresentou defeito após esse prazo e ainda está na garantia original do fabricante, por favor, entre em contato com o fornecedor.

Consulte aqui a lista de fabricantes.

Como faço para trocar um produto?

Você tem até 7 dias para pedir troca ou devolução de qualquer produto que comprar no site. Confira em nossa Política de Troca e Devolução as condições de troca de produtos.

Comprei um produto e me arrependi. O que fazer?

Conforme o Código de Defesa do Consumidor, você tem até 7 dias para arrepender-se de compras realizadas pela internet.

Para comunicação de arrependimento da compra, não serão admitidos qualquer indício de uso ou avaria do produto, de seus acessórios ou de suas embalagens.

Confira em nossa Política de Troca e Devolução as condições de arrependimento.

Contato dos Fabricantes

FornecedorTelefoneSite
ACER0800 721 2237br.acer.com/ac/pt/BR/content/support
Alcatel0800 941 9822www.alcatelonetouch.com/br
Alegrete(11) 4674-1771www.alegrete.net
AOC0800-10-9539www.aoc.com.br
Arno(11) 2915-4400www.arno.com.br
Atlas0800-707-1696www.atlaseletrodomesticos.com.br
ASUS4003-0988 / 0800-880-0988www.asus.com/br/
Black&Decker0800-703-4644www.blackanddecker.com.br
Bosch(11) 2126-1950 / (11) 2126-1950 / 0800-704-5446www.bosch.com.br/ www.boscheletrodomesticos.com.br
Brastemp3003 0099 / 0800-970-0999www.brastemp.com.br
Britânia0800-417-644www.britania.com.br
By Kids(11) 2081-7751 / (11) 2081-7750/7755 / 0800-119-040www.conthey.com.br
Capri(11) 2161-0666www.barracascapri.com.br
CCE / CCE Info(11) 3304-6654/4501-3001 / 0800-883-7023www.cce.com.br / www.cceinfo.com.br
Colormaq(18) 3631-8500 / 0800 940 3266www.colormaq.com.br
Century0800-604-2929www.centurybr.com.br
Consepts(11) 3868.1420www.sunnysolutions.com.br
Consul3003- 0777 / 0800- 970-0777www.consul.com.br
Continental(11) 2126-1953 / 0800-702-0053www.continental.com.br
Cougar(11) 5069-4401 / 0300-789-7784www.cougareletronicos.com.br
Cromus(11) 4070-7899 / 0800-019-0090www.antenascromus.com.br
Dako4004-0113/0114 /4004-0119www.dako.com.br
Dellar(11) 3452-3939www.dellar.com.br
Delta Max(11) 2631-4126www.deltaimport.com.br
Dewalt (Ferramentas)0800- 703- 4644www.dewalt.com.br
DL(35) 3473-0220 / 0800- 880-2144www.dleletronicos.com.br
Dynacom(11) 3366-9166 / 0800 -770-1699www.dynacon.com.br
Electrolux(41) 3340 4321 / 0800-728-8778www.electrolux.com.br
Elgin (Condicionadores)(11) 3383-5555 / 0800-703-5446www.elgin.com.br
Esmaltec(85) 3299-8902 / 0800-275-1414www.esmaltec.com.br
Faet(21) 3972-5890 / (21) 2273-8822 / 0800-238-822www.faetsa.com.br
Fenix (bicicletas)(61) 3357-4640
Fischer(47) 3251-2000 / 0800-473-535www.fischer.com.br
Gama Italy0800-724-4262www.gamaitaly.com.br
Ge4004-0114/0113 / 4004-0119www.geeletrodomesticos.com.br
Gree0800-556-188www.gree.com.br
HUAWEI0800 883 0808 / 4003-0828www.huawei.com/br
H-Buster(11) 2137-2088/ 0800-724-8882www.hbuster.com.br
Houston0800-703-3440www.houston.com.br
HP11-4004-7751/ 0800-709-7751www.hp.com.br
Hyndai0800-285-4505www.hyundaieletronicos.com.br
Ibratele0800-167-176www.ibratele.com.br
Intelbras / Intelbras Informática(48) 2106-0006 / 0800-704-2767www.intelbras.com.br
JVC(11) 3371-2727www.jvc.com.br
Karcher0800-176-111www.karcher.com.br
Konik(11) 3032-5656 / 0800-774-4313www.konikbrasil.com.br
Kodak0800-891-4213www.kodak.com.br
Latina0800-123-090www.latinatec.com.br
Layr(11) 2187-7676www.layr.com.br
Leadership (carregador de pilhas)(21) 3344-5400 / 0800-722-2208www.leadership.com.br
Lenoxx Sound(11) 3339-9954 / 0800- 772-9209www.lenoxxsound.com.br
Lenovo0800-888-5366 (exceto grande São Paulo)www.lenovo.com
LG Notebook4004-5400 / 0800-707-5454www.lge.com.br
LG/LINHA BRANCA4004-5400 / 0800-707-5454www.lge.com.br
Loren Side(17) 3531-1200/1240 / 0800-123-113www.lorensid.com.br
Mabe(11) 3351-4900 / 0800-772-6223www.mabebrasil.com.br
Mallory0800-704-0848www.mallory.com.br
Master Frio0800-722-0112www.masterfrio.com.br
Megaware4003-1123 / 0800-721-0000www.megaware.com.br
Metalfrio0800- 702-0052www.metalfrio.com.br
Mirage/Multilaser4003-5200 / 0800-772-2367www.mirage.com.br / www.multilaser.com.br
Mondial0800-550-393www.mondialline.com.br
Mondaine (relógios)(31) 3516-7699www.relogiosmondaine.com.br
Mormaii (relógios)0800-644- 7711www.mormaii.com.br
Motorola4002-1244 / 0800-773-1244www.motorola.com.br
Multilaser0800 77 22 367 / 4003 8688www.multilaser.com.br/suporte
NAV CITY08000-770-0628navcity.com.br
Nevoni(11) 4707-1200 / (11) 4619-2066www.nevoni.com.br
Nokia4003-2525www.nokia.com.br
Panasonic(12) 3935-9300 / 0800-011-1033www.panasonic.com.br
PEGAVISION (video game)0800 940-6001www.xsoundbrasil.com.br
Philco(11) 2168-2870 / 0800-645-8300www.philco.com.br
Philips(11) 2121-0203 / 0800-701-0203 / 0800-701-0297www.philips.com.br
Pioneer0800 600 5725www.pioneer.com.br
Positivo4002-6440 / 0800-6447500www.positivoinformatica.com.br
Proview (Receptor)(92) 2101-8188 / 0800-707 8188www.proviewbr.com.br
Samsung0800-124-421 / 4004-0000www.samsung.com.br
Seculus (relógios)(31) 3516-7699www.seculusrelogios.com.br
Semp Toshiba(11) 3232-2000 / (11) 5643-5050 / 0800- 725-9191www.semptoshiba.com.br
Semp Toshiba Informática(11)5643-5000www.semptoshiba.com.br
PHASER KINO(11)3879-6669
Sony(11) 3677-1080 / 4003-7669 // 0800-880-7669www.sony.com.br
Play Station Eletro Tigre(11) 5071-2289 / (11) 5562-4967
Play Station Euroamérica(11) 3803-9573
Play Station Genesys0800-772-8808
Sony Ericsson4001-0444www.sonyericsson.com
Springer4003-6707 / 0800-887-6707www.springer.com.br
Suggar(31) 2125-5200 / 0800-200-5050www.suggar.com.br
Technos(11) 3222-8044www.technos.com.br
Tany(11) 2799-2500 / 0800-556-474www.tany.com.br
Tayff0800-171- 655www.taiff.com.br
Tectoy(11) 3018-8080 / 0800-770-1247www.tectoy.com.br
Toolplayer0800-8868-665www.toolplayer.com.br
Vetch4003-6410 / 4003-6420www.vtechbrasil.com.br
Vicini(21) 3219-1800 / 0800- 979-9159www.vicinibrasil.com.br
Walita(11) 2121-0203 / 0800-701-0203www.walita.com.br
Wap (Lavadora de alta pressão)(41) 2102-0300www.fresnowap.com.br
Zaitec(71) 3369-2564 / (71) 3443-0300www.zaitec.net/assistenciatecnica.php
Zte0800 701 0983 / 4007-1022www.ztebrasil.com.br

Qual o prazo de resolução da minha troca?

O ClubedoRicardo.com tem 30 (trinta) dias corridos, a contar da data do recebimento do seu produto em nosso Centro de Distribuição, para resolver a ocorrência comunicada à Central de Atendimento.

Como devolvo um produto?

A devolução de mercadorias pode ser feita por postagem por Correios ou coleta por transportadora no local de entrega, conforme as características do produto.

Confira mais detalhes em nossa Política de Troca e Devolução

Meu pedido teve insucesso de coleta. E agora?

Não se preocupe! Serão feitas mais duas tentativas de coleta. Caso essas três tentativas resultem no insucesso da coleta, o processo será cancelado, portanto, não deixe de entrar em contato conosco para comunicar o ocorrido.

A coleta do meu pedido está atrasada. O que faço?

Verifique abaixo alguns motivos importantes para garantir a coleta do produto:

  • Ausência de pessoa autoriza no local: Caso isso ocorra, serão feitas mais duas tentativas de coleta. Caso essas três tentativas resultem no insucesso da coleta, o processo será cancelado, portanto, não deixe de entrar em contato conosco para comunicar o ocorrido.
  • Fatores Naturais e Adversos: Certifique-se de que, nos dias previstos para a coleta, não ocorreram chuvas fortes, acidentes ou greves na região onde seu pedido deveria ser coletado, impossibilitando a chegada do transportador.


Dica do Ricardo: no ato da coleta, peça ao transportador o comprovante de retirada do produto. Esse documento é a garantia de que a coleta foi realizada no local. Não se incomode de pedir, caso ele se esqueça de entregar.

A transportadora tentou realizar a coleta do meu produto, mas não tinha ninguém o endereço. O que faço?

Não se preocupe! Serão feitas mais duas tentativas de coleta. Caso essas três tentativas resultem no insucesso da coleta, o processo será cancelado, portanto, não deixe de entrar em contato conosco para comunicar o ocorrido.

Como faço para cancelar uma entrega?

Primeiro, precisamos entender a situação de seu pedido. Os questionamentos abaixo indicarão qual a melhor solução para o seu caso:

A Nota Fiscal (NFe) foi emitida?

Se a nota fiscal de seu pedido (NFe) foi emitida, isso significa que seu pedido já foi separado e em breve será entregue à transportadora. Devido o alto volume de pedidos recebidos em nosso site, talvez não seja possível impedir essa entrega. Por isso, será necessário que você recuse o recebimento do produto e entre em contato conosco para registrar sua solicitação de cancelamento.

Após a recusa, a transportadora retornará a mercadoria ao nosso Centro de Distribuição e você será atendido conforme sua escolha.

A Nota Fiscal ainda não foi emitida?

Você poderá solicitar o cancelamento de sua entrega aqui. Na sua solicitação, escolha o assunto Cancelamento de Pedido, informe o número do pedido, a forma que deseja ser atendido e aguarde o retorno da nossa Central de Atendimento que ocorrerá em até 2 dias úteis. Se preferir entre em contato conosco por telefone.

Como trabalhamos com um processo de envio otimizado, pode ser que durante esse período o seu pedido tenha a Nota Fiscal emitida e o envio à transportadora efetivado. Neste caso, orientamos a você que recuse o produto no ato da entrega e entre em contato conosco novamente para nos informar sobre a recusa, pois assim conseguimos tratar melhor a sua solicitação. Quando o parceiro logístico retornar a mercadoria ao Centro de Distribuição, a nossa equipe entrará em contato com você para finalizar o cancelamento da compra.

Ao optar pelo cancelamento de seu pedido, você poderá ser ressarcido das seguidas formas:

Pagamento realizado através de Cartão de Crédito:
- Estorno do valor pago (realizado no prazo de até 3 faturas do cartão de crédito);
- Vale troca

Pagamento realizado através de Boleto Bancário:
- Reembolso do valor pago (realizado no prazo de 15 dias úteis);
- Vale troca.

Devolução de valores (ressarcimento)

Os valores pagos serão ressarcidos juntamente com o respectivo frete, de acordo com a forma de pagamento utilizada na compra, desde que observadas as condições das mercadorias conforme descrito nesta política. No caso de devolução parcial do pedido, o frete a ser devolvido será proporcional.

Quando você fizer a devolução de algum produto, poderá ser atendido da seguinte forma:

Caso o pedido tenha sido realizado com cartão de crédito, você poderá solicitar:

  • Reenvio do produto (de acordo com a disponibilidade de estoque);
  • Estorno do valor pago, realizado no prazo de até 3 faturas do cartão de crédito (esse procedimento é de responsabilidade da administradora do cartão);
  • Vale troca.


Caso o pedido tenha sido realizado com boleto bancário:

  • Reenvio do produto (de acordo com a disponibilidade de estoque);
  • Reembolso do valor pago (realizado no prazo de 15 dias úteis na conta corrente do titular da compra);
  • Vale troca.


Caso a devolução tenha sido feita por arrependimento, a opção de reenvio não será acatada.

Desisti de uma compra que está com a transportadora. Como faço?

Será necessário que você recuse o recebimento do produto e entre em contato conosco para registrar sua solicitação de cancelamento.

Após a recusa, a transportadora retornará a mercadoria ao nosso Centro de Distribuição e você será atendido conforme sua escolha.

Confira mais detalhes em nossa Política de Troca e Devolução.

Posso trocar os produtos nas lojas físicas da Ricardo Eletro?

No momento não temos esta opção. O estoque do ClubeDoRicardo.com.br é diferente das Lojas Físicas Ricardo Eletro, por esse motivo concluímos as solicitações separadamente.

Posso trocar os produtos nas lojas físicas da ClubeDoRicardo.com.br?

No momento não temos esta opção. O estoque da ClubedoRicardo.com é diferente das Lojas Físicas ClubeDoRicardo.com.br, por esse motivo concluímos as solicitações separadamente.

Assistência Técnica

Para verificar assistência técnica, entre em contato com o fabricante